Post Page Advertisement [Top]

VIVA OS CATADORES! 




É incrível o poder que o graffiti social possui, tanto para o artista que produz o local onde a intervenção é realizada, como para o individuo que interage com a arte. Essa ação fica evidente na exposição #VIVAOSCATADORES.


Em uma era onde se fala intensivamente sobre sustentabilidade, poucas ações são realmente realizadas de forma direta e eficaz.
Como sempre, se você deseja que algo saia do papel e se torne realidade, é necessário arregaçar as mangas e fazer acontecer. Foi justamente o que o grafiteiro Mundano fez! Com traços marcantes de seu persona e frases de efeito, o grafiteiro realiza suas intervenções há sete anos nos muros cinzas das grandes cidades.
Durante essa trajetória vem desenvolvendo o projeto “Pimp my Carroça”, movimento que visa tirar os catadores de materiais recicláveis da invisibilidade, promovendo sua autoestima e sensibilizando a sociedade para a causa. Promove ações criativas que utiliza o graffiti para conscientizar, engajar e transformar! O intuito é de prestigiar e dar o devido destaque aos catadores de materiais recicláveis que exercem um trabalho estritamente fundamental para a sociedade.

Esse projeto cresceu de forma orgânica, com muito trabalho e esforço coletivo! Em 2014 foi escolhido por Martha Cooper, fotógrafa e ícone do graffiti mundial, sendo premiado como melhor projeto de arte urbana pelo concurso de vídeos da histórica exposição “Art in the Streets” do MOCA (Museum of Contemporary Arts) de Los Angeles. Deste fato, nasceu o envolvimento de Martha Cooper com o projeto, resultando na exposição #VIVAOSCATADORES em parceria com o artista Mundano.

“O objetivo de nossa exposição é celebrar os catadores, tirá-los de sua invisibilidade e aumentar a sua autoestima ao explicarmos e expormos a relevância de seu trabalho às pessoas. Queremos fazer do Pimp My Carroça um movimento mundial. Viva os catadores”


Martha Cooper

A exposição retrata o dia a dia dos catadores de materiais recicláveis de todo o mundo, abrindo o debate sobre a situação social e ecológica desse trabalho. Além de demonstrar que esse problema social não ocorre somente nos países subdesenvolvidos.
A exposição acontece no espaço Redbull Station, na Praça da Bandeira, n° 137 e permanecerá até o dia 30/01/2016.
Saiba mais sobre o projeto Pimp My Carroça: http://pimpmycarroca.com/
#VIVAOSCATADORES

Escrito por: Caio Vidalt
Dados técnicos:
Fotos: Martha Cooper Exposição
por: Martha Cooper e Mundano
Curadoria: Fernando Velazquez
Realização: Pimp My Carroça
Apoio: Red Bull Amaphiko
Tradução: Christina Rostworowski
Impressão das fotos: Imagens de papel
Impressão dos Lambe-Lambes: Gráfica Fidalga
Logo: Coletivo Dulcinéia Catadora
Arte das capas especiais: Coletivo Dulcinéia Catadora
Vídeo: The End Social Board: Co.Mo.Ver
Montagem: Transparte Cenoplasta: João Cunha
Letreiros: Skolas
Equipe de produção: Bruna Menezes, Carolina Pires, Daniela Teixeira, Gustavo Henrique, Marcel Matsunaka, Mariana Martins, Mariana Pavanelli e Nina Liesenberg.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bottom Ad [Post Page]